2,2 milhões de pessoas ainda não sacaram o abono do PIS/Pasep, o prazo termina dia 28

Publicado em 13/06/2019

O prazo final para sacar o abono salarial PIS/Pasep relativo ao ano de 2017 termina no dia 28 deste mês. Mas muitos trabalhadores que receberam até dois salários-mínimos ainda não sacaram os valores. Quem não sacar até a data limite, perderá o direito ao benefício. De acordo com o Ministério da Economia, o valor total ainda disponível é de R$6,5 bilhões esperando cerca de 2,2 milhões de trabalhadores que têm direito ao saque. Quem trabalhou com carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2017 tem direito a sacar os valores que variam de R$84 a R$998, os valores são crescentes, de acordo com a quantidade de meses que o trabalhador esteve registrado. Os trabalhadores do setor privado recebem o abono (PIS) pela Caixa Econômica Federal e os funcionários públicos pelo Banco do Brasil. Para sacar o abono é só dirigir-se aos bancos. Para trabalhadores privados, é necessário sacar o direito na Caixa ou em lotérica com o Cartão Cidadão e senha cadastrada. Quem não possuir o cartão precisa ir a uma agência do banco munido de documento de identificação. Requisitos para sacar o benefício O abono salarial é destinado às pessoas que trabalharam com carteira assinada em 2017, por no mínimo 1 mês e até 12 meses e receberam até 2 salários-mínimos. Estes trabalhadores precisam estar cadastrados no programa PIS/Pasep há pelo menos 5 anos. Também é necessário estar com os dados informados corretamente na Rais (Relação Anual de Informações Sociais) – 2017. Utilize os canais abaixo para saber se você tem direito ao abono salarial: PIS Para quem trabalha em empresa privada, o banco que realiza os pagamentos é Caixa Econômica Federal. O interessado pode utilizar os canais abaixo para saber se tem direito: -Aplicativo Caixa Trabalhador; -Site: www.caixa.gov.br/pis (clicar em Consultar Pagamento); -Telefone: 0800 726 0207 Pasep Para quem trabalha no setor público, o banco que realiza o pagamento do benefício é o Banco do Brasil. Para saber se você tem direito a receber o abono, é só entrar em contato pelos telefones: 0800 729 0001 e 0800 729 0088 (este último para deficientes auditivos).